29 de fevereiro de 2008

como água para chocolate

adoro livros mexicanos. me identifico sempre com o fantástico, o exagero e o surreal. eu já tinha visto o filme, e me marcou muito.

não consegui parar de ler, e não consegui parar de me ver na protagonista. sim, eu sou Tita. eu sou seus sentimentos, suas auto-censuras, suas vontades, seus amores, suas raivas, seus sonhos... às vezes estúpida Tita, às vezes verdadeira Tita, às vezes surtada Tita.

e hoje, mais do que qualquer dia do mundo, me sinto como água para chocolate. por mais que eu tivesse visto o filme também, o título é tão sonoro e tão poético, que eu nunca me lembrava ao certo o que queria dizer, apenas repetia mentalmente, fascinada.

uma das receitas do livro leva chocolate. e ela explica que o sabor do chocolate se deve à água com que se esquenta. a água tem que estar numa temperatura tal, depois ser requentada, depois estar na medida exata, depois ser reutilizada. tudo isso para que o chocolate não desande, não perca o sabor que deva ter, não fique áspero.

eu sou/estou esta água. tento, a todo custo, estar no ponto exato quando necessário, mas eu não agüento mais esse esforço por esse chocolate. dá tanto trabalho, que às vezes não vale a pena. e o pior é que, sinceramente, eu nem sei se esse chocolate vai ser consumido algum dia...

Um comentário:

isabel disse...

mas o segredo desse chocolate é apenas um. um simples e doce segredo... (sabes qual é?)

beijinhos (ao leite, negro, branco, em pó, em barra ou derretidos. todos para ti)