3 de janeiro de 2008

tudo que você não soube

saí hoje. pra resolver. várias vidas e várias coisas se entrecruzaram. é incrível como, quando a gente quer resolver, as coisas se organizam rápido.

às 16h eu não tinha nada pra fazer, cogitando entrar numa fila médio-escandalosa pra assistir Encantada, mas dublado nem pelo amor de Deus. já blasfemei recentemente, quando assisti à Búfala Dourada dublada. só valeu pela protagonista, Dakota Blue Something I don't Know, que devia ficar mascando fumo nos intervalos, já que nada justifica uns dentes pretos daqueles!!

enfim, voltando à minha tarde na modorra, resolvi desligar o botão do lógico, e entrei sem grandes expectativas na Livro Técnico. eis que, por trás de uma pilha de livros de mitologia, surge tudo que você não soube, da Fernanda Young.

não consegui parar de ler, mesmo com as indecências que me apareceram durante o trajeto. aos que não sabem, existe uma foto de procura-se (para me expulsar) em cada livraria de Fortaleza, já que quando eu começo, só saio delas tendo terminado o livro.

eu nunca tinha lido nada dela, só vi as séries que passaram na Globo, e nunca a vi na tv, porque aqui em casa a gambiarra é pobre, e só passa canal estranho. enfim, gostei muito do livro. não sei se porque eu sou completamente louca e estou passando por uma fase estranha, mas eu precisava de algo que me arrebatasse, sem grandes expectativas.

é bem estranho ler com naturalidade a história de uma mulher que tentou matar a mãe a marteladas, e como ela odeia a família por tudo o que fizeram a ela. esta mulher sem nome, que pode ser qualquer um de nós, se mostra inserida no andamento 'normal' do mundo, mas assume que apenas finge ser corriqueira, ser comum. dentro dela há outras vidas e outras experiências que, à primeira vista, são tão loucas que até se justificam por ficarem encerradas apenas nela. o mais duro é ver o ódio que ela tem do pai, então moribundo e motivo da feitura do tal 'relatório', onde ela quer mostrar a este pai a pessoa que ele a tornou, a pessoa que ele não conhece que está latente no corpo desta dona de casa de classe alta...

idéias como perdão, comum e moral estão sempre sendo jogadas. eu precisava ler um livro assim, só me arrependo de não ter tido cara-de-pau o suficiente para anotar várias passagens que me chamaram a atenção.

teria sido perfeito, se não tivessem entrado duas cutrucas na livraria. ah, baitolinhas! eu estava sentada à mesa, lendo, como uma mocinha de bem, quando as criaturas pegaram um livro e sentaram do meu lado. a cunhã mais perto sacou do bolso um saco de batatas Ruffles e começou acintosamente a comer, por cima do livro de interpretação de sonhos que tinha pego com a outra. aí começou o galinheiro:

- mulherzinha, olhaí o que significa sonhar com aliança, que eu tô com medo de acabar meu namoro!

- mulher, peraí que eu tenho que olhar antes aqui o que significa sonhar com velório...

peloamorde! eu tava pra dar uma pilôra! a baitinga ficava mastigando de boca aberta, e lá pelas tantas começou a chupar a chapa, sei lá, mas eu tava pra dar um murro na menina. aí a outra perguntou:

- Ei, o que é ser imprudente?

E eu disse:

- Ser imprudente é entrar numa livraria, pegar um livro qualquer, comer um quilo de batata frita em cima, não comprá-lo e irritar quem quer ler alguma coisa mastigando merda furiosamente!!

caramba, nunca me arrependi tanto! isso que eu disse foi na minha cabeça, lógico, mas eu devia ter dito pra elas!

e agora? não é nem dia 4 e eu já tenho um arrependimento na minha lista de ano-novo!!

Um comentário:

gabi disse...

'Tudo que você não soube' é o livro q to querendo ler. Não sei pq..axo q por causa do nome e do episódio das marteladas... o q vc falou ai dele..me deu + vontade de ler =P

Aaah adorei o epísodio da livraria!
Admiro sua corageem meoo! Quem dera tivesse essas manhas !

Tah ai, gostei de você, hiperbólica mente :)