25 de março de 2008

across the universe


eu não tenho culpa, meu povo. acho que descobri meu papel no mundo... receber as coisas e repassar pros amigos!

aspirante a beatle-maníaca (sei que pra ser maníaca por eles como alguns são, eu precisaria nascer de novo e nem assim talvez merecesse partilhar a denominação!), recebi das mãos de uma anjo este filme.

diferente do Suíno Toddy (perdão Tim Burton e Johnny Depp, mas não deu!), que eu fiquei no cinema revirando os olhos e pedindo: "senhor, me arrebate agora, se for pra sibite baleado (filha do Suíno) cantar de novo!", Across the Universe me arrebatou sem eu precisar suplicar.

com um roteiro relativamente simples, uniram os protagonistas de algumas canções do quarteto (Jude, Lucy, Prudence, Sadie, Max, Jo-Jo, Dr. Robert) a algumas canções emblemáticas. desenvolvido no fim da década de 60, expuseram a guerra do Vietnã, a chegada dos hippies e a luta contra a estupidez dos líderes de Estado.

lindo. tocante. ousado. fotografia perfeita. se chorei? sempre. tanto que tinha que parar o filme pra me entregar ao êxtase da cena. foi, como diz o Tutunho, quase uma experiência estética.

meu top 5:

5. I've just seen a face
4. while my guitar gently weeps
3. strawberry fields
2. let it be
1. all we need is love

o filme vem pra Fortaleza no mês que vem. amigos, estou disponível para assistir todas as sessões, se me aceitarem!!

North Shopping - 8 e 15 de abril, às 20h30
Iguatemi - 18 de abril, às 21h30
Iguatemi - 19 de abril, às 10h45
Iguatemi - 21 a 24 de abril, às 19h30

bó? :)

Across the Universe. EUA, 2007. diretora: Julie Taylor. roteiro: Dick Clement e Ian La Fresnais, baseado em estória de Julie Taymor, Dick Clement e Ian La Fresnais. elenco: Ewan Rachel Wood (Lucy), Jim Sturgees (Jude), Joe Anderson (Max Carrigan), Dana Fuchs (Sadie), Martin Luther McCoy (Jo Jo) e Salma Hayek (Enfermeira cantora). produção: Matthew Gross, Jennifer Todd e Suzanne Todd. 131 minutos. Sony/Columbia. 10 anos.

Um comentário:

disse...

ah, vamos no 3.
tava doido pra ver.